22 de novembro de 2013

Sobre um filme maravilhoso: Submarine


Submarine é um filme de Richard Ayode que foi lançado no ano de 2010, que inclusive não chegou a ser lançado no Brasil por um motivo que eu desconheço, mas assim que eu ficar sabendo atualizo por aqui. Conta mais uma história adolescente com os típicos problemas de um, mas com um diferencial marcante: a vida e a morte, saindo assim do clichê bobo e romântico que temos para nossas vidas.

O filme conta com um clima bem alternativo, e isso convém à fotografia diferente que só vemos em outros filmes do mesmo estilo (vocês podem reparar em "As Vantagens de Ser Invisível" e em "Ruby Sparks: A Namorada Perfeita"), onde a melancolia prevalece e deixa o filme bastante dramático, tipo aqueles que te deixam em depressão por uns instantes. Dividido em partes, conta a história de Oliver e como quando ele resolveu mostrar a todos seu interesse por Jordana, uma moça romântica e desumana.


Sou suspeito para falar da trilha sonora do filme. O motivo? Alex Turner, o vocalista da banda inglesa Arctic Monkeys, que canta todas as músicas que se passam no decorrer do filme. É realmente de se suspeitar que ele tenha sido inspirado em alguém e eu arriscaria no próprio diretor.

Oliver Tate e Jordana Bevan se tornaram meus personagens preferidos sem fazer esforço. Todo mundo tem um pouco de cada um dentro de si, e por mais que tente negar aparentemente, no fundo sabe que sim. Talvez esse seja o motivo principal para se assistir ao filme, ou talvez seja também um motivo para aprender um pouco mais com Jordana e com Oliver.

Oliver Tate: This is the moment where you leave him and come with me.
Jordana Bevan: Is it?
Oliver Tate: Yeah, are you coming?
Jordana Bevan: No.




Se você ficou afim de assistir o filme, procure-o para comprar, super vale a pena. Eu não o encontrei disponível para compra em nenhum site brasileiro, mas com certeza você deve encontrar nos gringos. Se gosta de ter filmes em versão física (como eu) procure-o e não irá se arrepender, de verdade! Estou esperando a faculdade parar de me proporcionar tantos gastos extras e então começarei a me re-organizar com minha coleção de filmes, de livros e cd's.

3 comentários: