5 de fevereiro de 2014

Raiz-Forte: Verdades amargas que você não pode evitar

Como eu já falei via Twitter (falando nisso, me sigam por lá! haha), comprarei apenas um livro por mês e farei resenha do mesmo para vocês. Tomei essa medida para evitar gastos extremos e controlar meus vícios, como estou fazendo uma faculdade bem cara (gastos extras em materiais) preciso poupar dinheiro se quiser chegar até o final dela! Desde então estou indo ao cinema uma vez no mês e comprando um livro por mês também.

O livro de fevereiro foi Raiz-Forte, do Lemony Snicket, cujo a sinopse vocês podem ler logo depois do loop (clique em “Mais Informações”):



Muitos livros de citações reúnem o espírito e a sabedoria de certos autores na esperança de inspirar o leitor ou a leitora em um momento crucial de sua vida. Raiz-forte, ao contrário, traz algumas verdades amargas - porém inescapáveis - retiradas da obra de Lemony Snicket, como: "O destino é como um estranho e impopular restaurante, cheio de garçons esquisitos trazendo coisas que você nunca pediu e de que nem sempre gosta". Divididas por temas - como família, trabalho, escola, assuntos do coração, entre outros -, essas citações, algumas extraídas dos livros da coleção Desventuras em Série, outras ainda não publicadas, pretendem lembrar ao leitor que mesmo a mais elevada das inspirações contém um lancinante e amargo cerne de desespero - e vice-versa.

Confesso que meu vício pelos livros do Lemony Snicket é tão grande que eu li este livro (que deveria ser lido aos poucos) em menos de 20 horas. Comprei-o na manhã do dia 31/01/2014 e comecei a lê-lo na tarde do dia 01/02, acabei na noite do mesmo dia e na verdade eu não sei o nível de intensidade de meu consciente com o livro.

Adoro o jeito que o Snicket lida com as palavras! É um jeito singular que o faz parecer misterioso e enigmático nas medidas certas. O livro de cara parece com auto-ajuda, mas na verdade é totalmente o contrário, ele foi escrito para juntar as “Verdades amargas que você não pode evitar”.

Uma das coisas legais dentre os capítulos é que de vez em quanto aparece uma citação que vai te fazer pesquisar sobre outros livros (ou pessoas ilustres), mas nunca vai te dar spoilers sobre isso.

Para quem não conhece o trabalho do Lemony Snicket, desistam de começar por “Raiz-Forte”. Se você nunca leu, certamente vai ficar achando o livro muito óbvio, ou até mesmo vai ficar procurando sentido em todas as páginas, sendo que só algumas fazem realmente sentido.

Certo, mas quem é Lemony Snicket? Lemony é o narrador das Desventuras em Série, codinome de Daniel Handler. O nome começou de uma brincadeira que acabou virando “negócio sério”. Além de Desventuras em Série e de Raiz-Forte, ele é o autor de mais um outro monte de livros que vocês ainda vão ver resenha aqui no blog, fiquem ligados!






“A vida é uma jornada turbulenta, repleta de confusão, desgostos e inconveniências. Este livro não vai ajudar a torná-la mais agradável.”

Editora: Companhia das Letras ♦ Nota: 4 ♦ Páginas: 174 ♦ Skoob: Raiz-Forte

Obrigado pela atenção, até mais pessoal!
xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário