1 de março de 2013

Show Ur Art: As capas de Jonatas Melo


Chegamos a março, isso significa que o ano ta passando rápido. Significa também que ta na hora de vocês conhecerem mais um artista apaixonado por design. Hoje eu apresento a vocês o trabalho gráfico de Jonatas Melo, mais conhecido por Jonatas Ciccone (19 anos). Desde janeiro de 2011, ele posta covers em seu flickr, sejam elas de cantores, cantoras, bandas, até de soundtrack ele tem versões fan made criadas por ele mesmo. Agora é a hora que você pergunta: “Mas Gabe, o que são ‘covers fan made’?” Eu respondo: São capas de cd’s não originais, criadas por fãs. Aquelas que na maior parte do tempo são bem mais bonitas que as originais, haha.



Conheci o Jax (apelido do Jonatas) em uma época bastante fechada de minha vida, digamos que se eu fosse explicar aqui iríamos acabar saindo do tema do post, depois disso começamos a conversar e viramos amigos. Desde então eu acompanho o trabalho dele sempre que tem coisa nova e posso garantir que vocês não se vão cansar de ver todos os trabalhos gráficos do cara. Dá só uma olhada em algumas covers da conta dele do devianart.




Viram só como são realmente lindas? Inclusive, vou falar uma coisa que eu nunca havia dito para ele: quando baixo músicas que não vem com a imagem, eu uso as covers do Jonatas, uhum. Fiz algumas perguntas para o Jax sobre suas edições e olha só as respostas que ele deu:


1. Como você se sente sabendo que tem pessoas que curtem de verdade suas edições?

Me sinto feliz, muito mesmo, é ótimo você ver o pessoal elogiando uma coisa que você fez sabe? Não só as capas, amo quando posto alguma edição no facebook, nem que seja uma que tenha sido muito trabalhosa, e o pessoal curte, comenta ou compartilha, isso é muito bom.



2. Elas são realmente magníficas, cara. De onde vem tanta inspiração pra fazer tudo isso? Digo, deve ser trabalhoso sempre ter algo diferente projetado na cabeça. Falo isso porque quando eu não tenho meus ataques de criatividade entro em uma “crise”.

Mas eu também tenho as minhas “crise” de criatividade sabe? Quando é assim eu apenas abro o Photoshop e vou deixando rolar, deixo as ideias irem vindo na cabeça, e quando elas não vem eu simplesmente fecho e começo a pensar no que eu quero pra aquela capa, ou banner, e vou pesquisar por materiais, ou simplesmente vou vendo as fotos que eu tenho e o que eu posso fazer com elas.

Por exemplo, tem semanas que nem faço uma capa se quer, tem semanas que faço 10, é algo que depende de como eu me sinto, como minha cabeça está, meu humor, sabe? Mas eu sempre estou editando, é uma coisa que eu amo e não abro mão nem que seja a coisa mais simples do mundo.


3. Você pensa em começar a lucrar com esse seu passa-tempo? Ou talvez com outros tipos de edição, sem ser covers e tal, tipo... Banners, flyers, layouts, revistas.

Sim, sim, essa semana mesmo eu comecei a vender umas artes pra um site chamado Society6, onde artistas mandam suas artes, cada um tem tipo um perfil, como fosse uma loja dentro do site, então a pessoa pode comprar a vontade, eles confeccionam e mandam pra pessoa que comprar, como quadros, capas pra iPhone, camisetas e etc. É bem bacana e bom, clao que a pessoa ganha uma porcentagem em cima.

Mas bom, eu penso em começar a faculdade de Designer Gráfico no meio do ano, mudar e cidade e tudo mais. Enfim, gosto de editar, claro, amo minhas capas, mas não quero só fazer isso, aprender sempre é bom e acho que tenho muito ainda pra saber.









E além das covers, o Jax mandou três de suas edições "preferidas". Que na realidade foram escolhidas com muita dúvida pelo próprio designer. E logo depois, vocês podem conferir o contato do Jonatas, com os links para suas redes mais acessadas, outra dica de amigo é que vocês procurem e o adicionem na maior parte delas.




•••


Facebook • Deviantart • Flickr • Sociaty6
jonatasciccone@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário