16 de março de 2013

Descubra a velocidade de sua leitura



Ontem eu estava passando por diversos vlogs literários e depois de assistir bastantes diários e de conhecer um pouco mais de livros, acabei de apaixonando. Eu confesso que sempre gostei de ler, mas certas vezes me sentia desmotivado por meu pai quase nunca querer bancar meus livros e então eu tomava emprestado, esse tempo acabou (3x aleluia). Meu pai passou a me dar livros sempre que eu pedia, eram poucas as vezes que eu chegava a pedir, mas sempre que íamos a livraria eu acabava voltando com dois ou três livros novos. Voltando ao ponto, encontrei o vlog do Bruno Miranda, o “Minha Estante”. Ele tem 16 anos e tem um blog com o mesmo nome do vlog (na verdade eu não sei qual veio primeiro).

Vasculhei o blog dele e encontrei um artigo que ensina a calcular a velocidade de sua leitura. Vou te explicar como funciona logo abaixo (vale lembrar que esse tutorial eu peguei do blog dele, certamente teve a autoria dele já que não tem referência para nenhum outro blog):

É bastante simples. Primeiro tome pl/min como a medida de “palavras por minuto”. Em seguida você deve contar a média de palavras que tem em uma folha (para fazer meu cálculo eu contei de uma página do meio do livro que geralmente são mais recheadas).

- Conte quantas palavras tem em uma linha;
- Conte quantas linhas tem em uma folha;
- Pegue os dois resultados e multiplique-os.

11 palavras por linha x 42 linhas por página = 462 palavras por folha

Anotado os números e feito a conta, você deve abrir um cronômetro qualquer e ler naturalmente a página que você contou as palavras e as linhas, é legal marcar o tempo exato, mas se para você fazer isso for um desafio você pode deixar um tempinho quebrado.

- Anote seu tempo de leitura EM SEGUNDOS;
- Divida o tempo de leitura (em segundos) por 60 para descobrir em quantos minutos você leu a página.

Tempo de leitura = 78 segundos : 60 = 1,3
Palavras por folha = “462” = 462 : 1,3 = 355 pl/m

Depois de seguir os passos você finalmente obterá seu número de pl/m. Meus dados foram feitos pelo livro “Um Estudo em Vermelho”, que era o livro mais próximo a mim no momento. Vale lembrar que o tempo pode variar também de acordo com a estética da página, que no meu caso as letras são bem pequenas e as linhas não tem um espaçamento legal.

Palavras por folha: 462
Folhas: 120
Palavras por minuto (pl/m): 355

120 folhas x 462 palavras por folha = 55.440 palavras ÷ 355 pl/m = 156 minutos (2h6min)

A partir dos cálculos vem a conclusão de que se eu seguisse a risca, eu teria terminado o livro em média de 2 horas e 6 minutos. Agora vocês além de saber isso, vocês entendem que é possível alguém terminar um livro de 500 páginas em um dia (o que eu particularmente acho tenso, afinal, essa criatura precisa fazer algo na vida que não seja ficar cerca de 9 horas grudada em um livro).

Depois de fazer este teste com dois livros distintos, percebi que eu tenho facilidade com livros YA (Young Adults, público alvo entre 15 e 29 anos), por ter obtido 501 pl/m em um livro desta categoria. Segue a tabela com os níveis de leitura, compare seu número de palavras por minuto (pl/m) e veja qual seu nível e não esquece de deixar um comentário falando o que achou.

150 = Leitor normal/iniciante
150 a 400 = Leitor intermediário
400 a 650 = Leitor avançado
650 a 800 = Leitor dinâmico


Nenhum comentário:

Postar um comentário