5 de fevereiro de 2013

Intercâmbio: Convencendo os pais


Quem nunca ficou com vontade de ter um armário no colégio, ir ao baile da escola ou de comer aquelas rosquinhas dos Simpsons? Pois daqui seis meses vou realizar esse sonho! Estou indo fazer intercâmbio durante um ano, meu destino: Estados Unidos.

Ainda tudo é uma grande incógnita pra mim, não sei a cidade que vou ficar ou a escola que vou estudar, mas nos próximos meses pretendo manter vocês informados. Vou tentar trazer um post por semana sobre o assunto, tirando duvidas, contando as novidades e etc! Para o primeiro post vou dar algumas dicas de como você pode convencer seus pais.

Desde quando eu tinha por volta dos 8 anos eu queria fazer intercâmbio. Meu pai abriu uma poupança e começamos a juntar dinheiro pra pagar as despesas. Convence-los não foi muito difícil, tive apenas que mostrar como isso me faria bem e como seria ótimo pro futuro. Se por acaso você tiver pais que não sejam assim tão fáceis de convencer faça uma lista de pontos positivos e mostre pra eles! E aqui vão as dicas:

1. Planeje-se. Antes de falar com eles procure agências (Rotary, CI, IE), preços, lugares. Tenha tudo meio preparado, assim eles vão levar a sério sua vontade de estudar fora. 
2. Estude. Se você quer ir pros Estados Unidos por exemplo, se dedique a aprender inglês, se quer ir pra Alemanha se dedique ao alemão. Seus pais vão perceber o quanto você esta se esforçando pra ir e que este apto a se virar em outra língua. 
3.  Seja Responsável. Com pequenos atos, por exemplo, arrume seu quarto e demonstre organização ( lá não vai ter ninguém pra fazer essas coisas pra você). Com essas pequenas coisas seus pais vão perceber maturidade e seriedade. 
4. Procure alguém que entenda. Peça aos seus pais uma chance de mostrar que intercâmbio não é um bicho de sete cabeças! Leve-os para conversar com uma consultora de intercâmbio (elas sempre sabem o que dizer!), elas vão acalmar qualquer incerteza que eles tenham e tirar as dúvidas! 
5. Mostre a eles exemplos de pessoas que foram. Fale com aquele seu amigo que foi passar uma temporada no exterior e peça pra ele contar aos seus pais como é (é difícil achar pessoas com experiências ruins). 
6. Mostre como isso vai ser bom pra você. Intercâmbio deixa o currículo de qualquer um mais interessante! Acrescenta muito não só profissionalmente mas pessoalmente também, lá você vai conhecer pessoas diferentes, vivenciar situações diferentes e vai crescer se tornar mais independente, já que seus pais não estarão lá pra te ajudar. 
7. Vocês poderão conversar pelo Skype. Graças à maravilhosa internet você poderá conversar com seus pais sempre. A empresa recomenda que o contato seja limitado, pois assim você não vai conseguir se concentrar lá e vai ficar morrendo de saudade, mas mesmo assim seus pais não vão desaparecer da sua vida. 
8. Você não estará sozinho. Quando você estiver lá sempre vai ter alguém “cuidando” de você, por exemplo uma monitora por região, se você tiver algum problema com a família, no colégio ou pessoal você pode conversar com ela e ela vai te instruir como melhor resolver. 
9.  Duração do intercâmbio. Se seus pais estão incertos sobre deixar você ficar durante um ano, tem outras opções (seis meses, um mês ou duas semanas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário