15 de abril de 2013

O começo do fim das acnes


Olá pessoal, que saudade de vocês! Primeiramente, venho pedir mil e uma desculpas pela minha ausência esses dias aqui e prometo dar uma boa compensada a vocês pela minha falta com o blog. Hoje venho falar pra vocês de um tratamento de pele que acredito que muitos de vocês já ouviram falar: Roacutan-Isotretinoína). A Isotretinoína é um componente derivado da Vitamina A e, no organismo, atua diminuindo o tamanho das glândulas sebáceas e a sua produção de sebo, além de ter ação anti-inflamatória, também promove descamação da pele. Dessa forma a Isotretinoína (Roacutan®) atua nas 3 principais causas da acne, sendo o melhor tratamento para a acne grave.


O Roacutan, é a ultima opção entre todas as outras possíveis. No meu caso, já fiz vários tratamentos que duraram alguns meses e que o resultado era provisório, o que não vale a pena pelo fato de todo remédio dermatológico ser bastante caro. Eu frequento a dermatologista de 6 em 6 meses como uma espécie de rotina, mas nesse ano que se passou (2012) fui mais que 5 vezes e isso estava me deixando bastante chateada, por que além de todo tratamento ser caro, são cheio de restrições.

Enfim, minha dermatologista me receitou o Roacutan e a principio me veio um sentimento realmente triste, por que antes do resultado você chega ao máximo que poderia chegar de suas acnes. E pra uma menina, de 16 anos em plena adolescência ver seu rosto ficar feito peneira, é algo realmente triste, hahaha.

Antes de se começar o tratamento, você passa por uma bateria de exames de sangue, ultrassom, um check-up mesmo! Pra saber se você realmente tem condições de tomá-lo por que é um tratamento longo e de várias consequências. Depois dos exames feitos, retornei a dermatologista e aí sim, ela receitou o tão famoso remédio. Meu tratamento ficou o seguinte: 1 caixa por mês (30 capsulas de 20mg) após o almoço.

Durante o tratamento é proibido:

Ingerir álcool;
Gravidez;
Chocolate (só de vez em nunca);
Crustáceos/Comida carregada (também de vez em nunca);
Frituras;
Refrigerantes;
Levar sol sem protetor solar para o rosto e para os lábios.

A pior das piores parte pra mim, sem duvida alguma é ficar sem comer os crustáceos e o chocolate que sou literalmente viciada. Mas a gente supera e tudo é questão de tempo.

Os possíveis efeitos colaterais são:

Ressecamento dos lábios, da nariz e dos olhos;
Ocasionalmente as lesões aumentam de tamanho e de número antes de secarem;
Fotossensibilidade (a pele fica sensível à luz solar);
Leve queda de cabelo (segundo o fabricante os cabelos voltam a crescer quando o tratamento termina, embora haja casos raros em que a calvície persistiu);
Unhas fracas;
Dores de cabeça;
Náuseas;
Dores nos músculos e nas articulações.
E por fim, para acompanhar o Roacutan, a dupla inseparável: protetores solar e labiais. O protetor solar eu uso é o Episol Mit 30FPS (R$72,60)... Ele é hipoalergênico, proteção imediata, previne o fotoenvelhecimento e ainda é muito resistente a água. E o labial é o Epidrat lábios 30FPS (R$ 35,05), ele é como uma manteiga de cacau, um brilho labial que da alivio imediato sobre o ressecamento dos lábios.


Então é isso meus amores lindos, o tratamento é longo e difícil, mas o resultado é simplesmente incrível e é garantido! Vão ser 8 meses de puro sofrimento mas por uma causa nobre. Afinal, o que são 8 meses em relação a toda uma vida?

É isso, se você tiver uma acne realmente profunda e que lhe incomoda não deixe de procurar um dermatologista. Aumenta sua auto estima e te livra de um grande incomodo.

Espero que vocês ainda lembrem de mim por aqui, e que essa semana vou aparecer mais vezes, prometo! Beijos e até mais :**

2 comentários:

  1. quanto custa o roacutan ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso varia de farmácia em farmácia.
      PS: O Roacutan só pode ser vendido com receita médica e autorização de um responsável :D

      Excluir