2 de março de 2013

Um pouco de história e do que é bom


Quinzena nova e totalmente diferente das que já passaram por aqui pelo blog, pessoal. É tão revigorante saber que estamos em nossa terceira quinzena e que agora em março completamos três meses de blog (estou contando tudo, tenho essa mania de guardar datas marcantes para mim). Quero antes de tudo, explicar como acontecerá desta vez. Ao clicar no banner você vai ser direcionado a uma página, nela estarão presentes todos os posts da categoria, atualizaremos diariamente (mais precisamente em toda madrugada), a partir daí vocês vão poder checar todos os posts. A quinzena vai ser uma espécie de desafio inclusive para nossos autores, cada um ficou encarregado de algo e vocês vão descobrir ao longo do tempo mas um aviso fica com vocês: deixem bastantes opiniões, para aparecer o que vocês desejam ver também... Queremos deixar a quinzena com completas informações sobre tudo para vocês, desde a preparação até depois de seja lá em qual festival você for. Agora vamos ao que interessa.


Pouca gente sabe que os festivais de música surgiram em um tempo bem distante, quando nossos pais eram jovens, assim como nós. N’aquele tempo eles tinham um significado de protesto para a liberdade, o amor e a paz. Um dos festivais mais conhecidos foi o ‘Woodstock’, quem nunca ouviu falar nos três dias mais agitados de uma fazenda em uma pequena cidade de Nova Iorque? Mountain, Janis Joplin, The Who, Jimi Hendrix e um tanto de apresentações, todos em protesto por bens, algo realmente lindo e que faz querer que qualquer pessoa inveje aqueles que estavam lá presente. Hoje o sentido dos festivais não mudaram mas, necessariamente nem todos possuem um ‘sentido’. Vou explicar à vocês a história (por cima) dos três principais festivais que ocorrerão aqui em nossa terra para vocês e tentar fazer vocês ficarem mais interessados em pesquisar a história da música, haha.

Sónar SP:


Em 1994 – para ser mais correto, em Junho de 1994 – nascia o ‘Festival Internacional de Música Avançada e New Media Art’ lá por Barcelona. Único que valoriza de maneira extrema e primordial o entretenimento, a arte, a vanguarda e arriscam em tentar tendências musicais que definem padrões diferentes. Assim como em sua terra natal, o Sónar organiza eventos em cidades distintas, nelas podemos citar Nova Iorque, Lisboa, Chicago, Boston, Los Angeles, Buenos Aires, Washington, dentre outras. São Paulo, é uma cidade que está sendo privilegiada pela segunda vez com o evento que ao que parece, terá um sucesso ainda maior que sua primeira edição. Abaixo você confere as atrações do Sónar SP deste ano e alguns dados que vão te deixar informado sobre o evento no Brasil:


Data: 24 e 25 de maio de 2013
Anhembi Parque – São Paulo

Pet Shop Boys (atração principal), The Roots, Paul Kalkbrenner, Explosions In The Sky, Nicolas Jaar, Jamie Lidell, Matmos, Darkside, Sherwood & Pinch, Theo Parrish, DJ Mau Mau, Renato Ratier, e finalizando a lista, Taksi.


>

>

Rock In Rio:


O tão famoso festival “de rock” que tem sangue brasileiro nas veias e surgiu em 1985 (o ano mundial da juventude, escolhido pela ONU). Inclusive, ganhou um livro em sua homenagem em 2011, escrito pelo jornalista Luiz Felipe Carneiro, “Rock In Rio – A História do Maior Festival de Música do Mundo”. No palco do festival (aqui no Brasil), já passaram diversas bandas de enorme prestígio, vamos relembrar algumas? Claro que sim, haha.


1985, o primeiro ano do evento pode contar com a participação de AC/DC, Barão Vermelho e Queen, além de outras bandas. Na segunda edição do RiR, tivemos Guns n’ Roses, Sepultura, A-ha, e Titãs, além de outras. Então veio a terceira e nos deu a oportunidade de ouvir diversas bandas, além de R.E.M e Foo Fighters. Foi no terceiro ano de festival que incluíram uma cantora pop no line-up, o que foi bom para deixar claro que o evento não generalizava por gênero musical, coisa que deu certo e a “princesa do pop”, Britney Spears obteve o maior público de sua carreira. A quarta edição quebrou recordes em questão de gêneros, colocando diversos em sua lista – desde Slipknot, até Katy Perry –, a banda Coldplay e a cantora Ke$ha também fizeram apresentações na temporada. E agora, a 5ª edição, que já tem vários nomes confirmados. Metallica, Iron Maiden, Bon Jovi, Florence + The Machine, 30 Seconds To Mars e Beyoncé  são exemplos dos já confirmados shows para o ‘Rock in Rio V’.








Lollapalooza:


Agora sim o foco principal da quinzena, o Lolla (apelido dado ao festival por seus admiradores). Surgiu no “pico”, quando quase uma geração inteira era adepta ao grunge, tudo foi iniciado por Perry Farrell (vocalista da Jane’s Addiction) a quase 20 anos atrás e até hoje o festival ainda é um dos mais queridos por toda a galera. Alice in Chains, Pearl Jam, Green Day, Arcade Fire, The Killers, 30 Seconds To Mars, The Strokes, Arctic Monkeys, Foo Fighters, The Cure e até Lady Gaga (isso mesmo) já fizeram shows nos palcos do Lolla. Além de conseguir atrair multidões, o evento tem o “dom” de fazer bandas novas serem divulgadas em uma grande massa – um exemplo é a ‘Of Monsters and Men’, da qual você ainda vai ouvir falar muito aqui no blog, principalmente nos últimos dias –.

No dia 7 e 8 de abril de 2012, foi realizada no Jockey Club a primeira edição do evento no Brasil, o que foi sem dúvidas um sucesso. Cerca de 40 bandas se apresentaram e a maior parte com um estilo independente (lembra o que eu quero dizer?), no topo do line-up podia ser visto a banda Foo Fighters (no primeiro dia) e Arctic Monkeys (no segundo dia). Além das duas bandas principais, ainda pode ser visto no line-up: Calvin Harris, Joan Jett and The Blackhearts, Peaches, Jane’s Addiction, MGMT, Skrillex, Foster The People, Suvaca, dentre outras.





A primeira edição no Brasil foi tão boa, mas tão boa que resolveram fazer outra e desta vez o line-up vem mais turbinado e com uma novidade, não são só dois dias e sim três. As chaves foram confirmadas há pouco tempo e elas são: Pearl Jam, The Killers e The Black Keys. Além disso, teremos também artistas de nossa terra, como Planet Hemp, Agridoce, Vanguart, e por aí vai. Meu coração dói desde já devido ambas as minhas programações para ir terem sido falhas, mas já estou esperando o ano que vem (estarei de maior e trabalhando e ninguém vai me segurar, hehe).

>

>

>

Então é isso, pessoal, aguardem mais informações sobre festivais e todas as outras coisas legais que correm por volta deles. E antes de me despedir de vocês oficialmente, preciso avisar-lhes que não teremos apenas postagens sobre a quinzena durante estes quinze dias. Continuaremos com postagens normais, mas teremos todos os dias uma atualização nova n’ela. Então vamos lá, that’s all folks. Deixem um comentário falando sobre o que você achou, ou o que quer ver no decorrer destes quinze dias que vão ser agitados por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário