25 de março de 2013

D.I.Y: Como fazer um mural fácil e barato


Ei pessoal, quem me acompanha no instagram deve saber que eu deixei de ser preguiçoso e fiz um mural pra mim, sem nenhum tutorial pela internet, verdade. Então eu resolvi ensinar a vocês como fazer seus próprios murais de uma maneira divertida e que não gaste muito. Ao fazer o meu eu gastei apenas algo em volta de R$ 10,00, acredite se quiser! Abaixo vai a lista de materiais que você vai precisar.

Materiais necessários:
1 placa fina de isopor
1 tinta para tecido (branca)
1 caixinha de alfinete
1 caixinha de tachinha
1 cola para isopor
1 tesoura
4 pregos
Papelão

Para começar você deve pensar primeiro como vai querer o fundo de seu mural. Fica legal você colocar um tecido, pintar com tinta, ou fazer como eu e pintar com café (que sinceramente, além de deixar o quarto com um cheiro delicioso de café, dá um aspecto envelhecido que deixa o mural mais lindo). Vou explicar a vocês como colorir usando o café.

1. Em primeiro lugar você deve escolher um recipiente e nele colocar 4 copos pequenos (150 ml) de água. No mesmo local tem que colocar 4 colheres cheias de café em pó e ficar mexendo até o café se dissolver na água. Lembrando que a água não pode ser gelada e nem pode ser quente. Separe.


2. Voltando para a estrutura do mural, agora você precisa cortar a borda de seu mural com o papelão. Você pode fazer algo super elaborado, ou pode deixar simples assim como eu fiz: cortei 8 pequenas tiras para fazer apenas os cantos. Aproveite que está com o papelão e corte 4 quadrados de  5 cm x 5 cm para colar na parte de trás do mural e poder fixar na parede. Separe-os também.


3. Pegue o café, agora pronto para colorir e pinte o isopor por inteiro e sem medo que fique desigual. Depois de colorir toda a parte da frente, você pode perceber que o isopor vazou e pintou também as costas, aproveite e pinte lá também. Depois de colorir legal o isopor você vai colocar para secar no sol e com pesos nas bordas que é para não acabar estragando o isopor.


4. Depois de seco, seu isopor já pode ser considerado um mural, agora você vai pegar a cola e colar primeiramente os quatro quadrados de papelão nas costas do isopor, veja na ilustração abaixo onde você deve colar, para não ter erros:


Tendo feito isso, é hora de colar as bordas na parte frontal. Faça como quiser, isso vai variar de sua criatividade.

5. Agora é a hora de pegar a tinta tecido branca e colorir as bordas, faça isso e logo depois espere secar novamente.

6. Depois que estiver tudo seco e parcialmente pronto, chegou a hora de você colocar seu mural na parede... Meça bem o local onde você quer e preste bastante atenção para que não fique torto, depois disso é só posicionar os pregos e martelar nos quatro pontos onde você colou os quadradinhos do passo 4, não tem erro!


Espero que tenham gostado do DIY, se quiser ter algumas inspirações sugiro que olhem as imagens que separei abaixo e se ainda estiverem querendo mais é só dar uma olhada no We Heart It ou no Pinterest, simples e fácil.

(Sobre esse desenho de uma "paisagem", vocês ainda vão ver muito ele, foi um amigo quem desenhou)

2 comentários:

  1. Chocada com essa tinta de café! rs Faz tempo que tô planejando um mural pro meu quarto, mas vou esperar me mudar no meio do ano e daí faço bem bonito como esse :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descobri que o café dava esse efeito quando fui fazer um trabalho onde eu tinha que desenhar um mapa. AUHSUAHSU Faz mesmo e manda uma fotinha pro blog.

      Abraços,
      Gabriel (@hellbriel).

      Excluir