19 de março de 2013

5 Dicas para tornar suas fotografias mais profissionais


Hoje era dia de post sobre intercâmbio mas resolvi variar um pouco, já que não tenho nenhuma novidade a contar. A paixão por fotografia tem virado algo muito comum por ai, só que os "fotógrafos de we♥it" esquecem que por trás de uma foto profissional existe muito estudo. Em particular sempre gostei de fotografia e sempre fui atrás, estudei, comprei livros, li muitos, MUITOS, blogs e tutoriais pela internet, mesmo, teoricamente, estudando fotografia por aproximadamente 3 ou 4 anos sinto que não sei quase nada e sempre estou buscando me atualizar. Por isso, ai vai minha dica, quer fotos profissionais: Estude. Hoje vou contar alguns truques básicos que podem deixar sua foto melhor.


A hora mágica

Você já ouviu falar sobre a hora mágica? É a hora que 99% dos fotógrafos profissionais preferem tirar suas fotos. O motivo? Nessa hora a saturação das fotos fica maravilhosamente forte, as sombras são mais alargadas e suaves, sem falar no contraste que causa nas cores. Mas qual é a hora mágica? Bem, varia, de cidade pra cidade, mas em geral a hora mágica é meia hora antes e depois do nascer e do pôr do sol. A hora mágica favorece muito paisagens, porém não é uma regra, o que eu aprendi sobre fotografia é que as regras existem para ser quebradas, você pode conseguir um efeito bom fora da hora mágica. O maravilhoso dessa hora é que o ISO (ou o pouco usado ASA) utilizado em geral é baixo, o que significa foto sem ruído, oba!


Truques de Macro

Ta ok, você acabou de comprar sua primeira câmera profissional com uma lente do kit (18-55 mm) e não ta conseguindo o efeito macro que você queria. Pra quem não sabe o que é macro, nada mais do que destacar detalhes pequenos numa imagem, ou seja tornar aquela joaninha em cima da folha, nítida. Lentes especificas de macro são caras e exigem um investimento grande, então para nós, fotógrafos inciantes e de baixa renda, só nos resta os truques que temos na manga. A um tempo atrás aprendi a técnica da lente invertida, assumo que é um pouco difícil de pegar a prática mas com o tempo tudo se torna mais fácil e você consegue ter um controle maior sobre a foto. Tomei a liberdade de roubar o tutorial do blog Dicas de Fotografia (recomendo MUITO).


No começo é meio assustador porque você acha que vai derrubar a lente, mas como tempo você aprende, outra dificuldade que temos usando essa técnica é que não podemos ajustar o foco manualmente (nem automaticamente), o foco se da a partir da aproximação da imagem, mas garanto que o resultado é lindo e quebra muito galho.


Tripé

O milagre das fotos 100% nítidas. Todo fotógrafo DEVE ter um tripé, (eu AINDA não tenho e, acreditem, peno bastante por isso). Ele da estabilidade as fotos, principalmente a noite (como por exemplo para fotografar fogos de artifícios e fotos de longa exposição). Porém se você, assim como eu, esta faltando dinheiro o negocio é improvisar, use o ombro do seu amigo, a mesa, sua perna, acreditem já usei de TUDO, claro que o efeito não é tão profissional quanto, mas quebra um galho.

Edição

Sim, uma boa edição e um bom programa de edição. Por mais que sua foto saia perfeita, um filtro aqui, uma corrigida na nitidez as vezes (sempre) se fazem necessários. Recomendo o velho e conhecido Photoshop (Lightroom e CS 3,4 ou 5) e o Photofiltre (Studio ou Studio X).


Criatividade

Isso mesmo, de que adianta você ter a teoria se na pratica não conseguir criar algo interessante? Como eu disse, a fotografia foi feita para quebrar as regras. Então aqui vai a dica mais importante, invista em ângulos diferentes, crie composições extraordinárias, fotografe seu bicho de estimação, seu irmão mais novo, tudo que achar interessante. Minha mãe sempre me diz, um bom fotógrafo faz o objeto mais desinteressante se tornar algo que chama atenção com apenas um clique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário