27 de fevereiro de 2013

Você sabe qual a diferença de hipster e indie?


Já pararam para perceber que hoje “todo mundo” quer ser alternativo? Pois é, ficou complicado demais tentar não reparar isso devido as pessoas que forçam no quesito “hipster” e “indie”. Antes de mais nada: não estou aqui para julgar ou seja lá o que estiver pensando que quero fazer com esse post. Na realidade, estou tentando mostrar qual a diferença entre os termos que tanto falam sem ao menos saber o significado então, vamos lá.

Com a popularização da Wikipédia surgiu a comodidade de várias pessoas a saberem o que significa cada termo e etc, isto quando o site não passa muita informação sobre algo, as pessoas se contentam com o pouco que o tio Wiki lhes proporciona. Mas eu tenho o prazer de informar-lhes e contar-lhes um pouco sobre a história (breve) de cada um.


Vamos ver qual a definição da palavra “hipster”. “Hipster” vem de “hip”, que significa algo inusitado, incomum, inovador e contemporâneo. Ou seja: Hipsters são tipicamente criadores de tendências modistas, podendo estas tendências serem culturais, musicais ou seja lá o que você imaginar. A primeira característica de um hipster é sempre conseguir chamar atenção com suas peças e um guarda roupa bastante inusitado. Um exemplo que já foi citado aqui no blog foi o cocar indígena, boa parte dos adeptos ao estilo de vida possuem tal acessório (eu não sou hipster, só pra constar).


Por um lado totalmente diferente vem o pessoal “indie”. O termo surgiu na cena musical, criado para abreviar a palavra “independente” e acabou se transformando em um estilo de vida (querendo ou não). Discrição, simplicidade e, modéstia parte, bom gosto, o pessoal tem de sobra. Nos últimos tempos, as pessoas (mais precisamente os hipsters) transformaram o indie em algo bastante a mostra, o que não acontecia desde meados de 1980, quando surgiu enfim este estilo musical. O interessante é que tudo o que existia no passado tornou-se fiel ao que existe hoje (parcialmente), compare quando puder os estilos musicais das bandas independentes de ontem e as de hoje.

Abaixo vocês podem conferir algumas fotos do que chamamos de “hipster” e “indie”, para não ter mais dúvidas sobre isso, certo? E por favor, não cheguem pra mim me chamando de hipster só por quê eu acho super maneiro coisas indígenas e tenho algumas atitudes diferentes e um pouco anormais, ha. E vale lembrar que hoje tem muito hipster que em sua playlist existe um maior número de músicas indies, mas sinceramente? Isso logo vai passar porquê indie vai ficar “mainstream” demais pra eles. E também não me chamem de “indie”... Acho que esses “títulos” quando se auto-intitulado, ficam muito tensos hoje e além de limitar as pessoas, deixam-na “mal vista”.




(1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6)

As comparações acima são apenas para vocês verem a diferença na maneira de cada um se vestir, visando a diversidade de tais. Peguei as fotos de dois grupos diferentes no flickr, um de pessoas hipsters e outro de pessoas mais indies. Agora observem a ilustração abaixo:


A imagem acima vai esclarecer mais a vocês, o que a sociedade enxerga. Minha opinião sobre a sociedade é que ela mostra um lado grosseiro da realidade, mas com digamos que 40% de pé na realidade. Tenho esta imagem a décadas aqui no notebook e por isso não lembro mais onde eu vi estas ilustrações, se alguém souber de quem é, dá um aviso que eu publico uma nota. Espero que tenham gostado do post e deixem sua opinião pelos comentários. Tchau, galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário