Hoje é terça e dia de post sobre intercâmbio! Ainda estou esperando ser aceita no programa pela empresa dos Estados Unidos (e esse maldito e-mail parece que nunca chega :/). Enquanto não chega a hora de embarcar aproveitei pra dar uma procurada sobre a cultura (como ainda não sei que região vou ficar dei uma olhada no geral). Vou falar aqui de alguns países que são principal rota dos intercambistas brasileiros.
Estados Unidos: Tenho alguns amigos que foram pros Estados Unidos e todos dizem a mesma coisa: americanos são super curiosos e receptivos com quem vem de fora, por outro lado são um pouco frios, não são tão calorosos como nós, de abraçar e beijar. Pelo fato de ser um país grande tem todo tipo de clima, calor (Texas) e frio (NY), o que, pra quem gosta de extremos, é bom, porque é difícil achar um meio termo lá. Uma coisa que minha consultora de intercâmbio me falou é que eles evitam mandar intercambistas pra California, Novo Mexico porque lá tem MUITO espanhol e brasileiro, ou seja você vai falar mais espanhol e português do que inglês. Existe vários programas de intercâmbio, mas a maioria você não sabe pra que região vai, então pode perder as esperanças de ficar em cidade grande, tipo Nova York, porque eles sempre mandam intercambistas pra cidade relativamente pequenas, porém perto de cidades grandes (por comemorar agora). Os pontos bons de ir para o Estados Unidos é, claro, o preço das coisas lá! Tudo bem mais barato do que, por exemplo, Inglaterra (e Brasil, claro), outra coisa é que não é muita burocracia pra ir (tirando o visto), muito menos complicado do que a Inglaterra, acredite. Lá também as família costumam viajar, ou seja, você aproveita e vai junto (para os americanos é incabível que um "nativo' não conheça seu país inteiro). Custo: 10 à 40 mil reais. (depende do período)
Inglaterra: Já começo falando das desvantagens de ir para amada terra da rainha. É caro pra ir, caro pra comprar coisas e viver lá, (desanima os preços, um Euro equivale a 3 reais). Mas mesmo com essa (grande) desvantagem, Inglaterra é rota frequente de intercambistas brasileiros. O ponto positivo de ir para lá, é com certeza o fato de você poder visitar muitos países da Europa apenas pegando um trem, como os países são próximos você pega um trem na Inglaterra e pronto você esta na França! além do sotaque de lá ser muito fofo eles são muito educados e ainda menos calorosos que os americanos, ah! e é frio, praticamente, o ano inteiro! Lá não existe Homestay ( ou seja estadia e casa de familia), geralmente você dorme no colégio mesmo dividindo o quarto com outros intercambistas. Custo: 50 à 75 mil reais. (depende do período)
Canadá: Se você gosta de frio aqui é o seu lugar! Quase que um Estados Unidos, pra falar a verdade, só que mais "sofisticado", lá as coisas são baratas também e eles são frios igual os americanos. Lá é muito mais calmo e neva! Além do inglês, em algumas partes do Canadá eles falam em francês também, então caso você queira estudar a língua do amor é uma boa opção e mais barata. Custo: 15 à 30 mil. (depende do período)
Ainda tem alguns outros países que são diferentes, mas começam a fazer parte da rota dos brasileiros: Nova Zelândia, Austrália e Alemanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário